Sobre mim
Olá! Sou a Nana, comunicadora por formação e multidisciplinar por vocação. Acho que essa minha diversidade de interesses foi uma das coisas que, décadas atrás, me fez escolher o jornalismo - além da minha facilidade para me expressar, paixão por escrever e vontade de mudar o mundo. Todos esses elementos continuam aqui, e hoje são canalizados na minha atuação profissional. Defendo a justiça social, a igualdade de gênero, os direitos sexuais e reprodutivos de todas as pessoas e os direitos humanos em geral. E quero ser parte da mudança.
Depois do jornalismo, que fiz na USP (2010-14), fiz mestrado com bolsa Chevening (2018-19) em Gênero e Desenvolvimento na Universidade de Sussex, considerada a melhor do mundo na área. Gênero e sexualidades são meus temas preferidos, especialmente em suas interseções com saúde e educação.
Tenho mais de 10 anos de experiência com comunicação estratégica e gestão de projetos, passando por redações, agências, tendo coluna em um grande veículo, entre outros. Minha atuação sólida pela igualdade de gênero já foi reconhecida regional e nacionalmente, do que muito me orgulho (por exemplo, estive na lista de 100 mulheres inspiradoras de 2016 da Think Olga).
Estou no terceiro setor desde 2017, nas áreas de comunicação, projetos e articulação política. No Observatório de Sexualidade e Política, fórum que reúne pesquisa e ativismo a nível transnacional e onde trabalho atualmente, minhas tarefas incluem gestão de projetos de pesquisa e formação, além de ações de análise, incidência política e desenvolvimento institucional.
Como eu disse no começo, eu sou curiosa e gosto de muitas coisas. Então estou sempre fazendo algum curso, já tive podcast, blog, Youtube, clube de escrita, presidi sociedade estudantil, e por aí vai.
Possuo sólida vivência em ambientes colaborativos e multiculturais, com destaque para minha capacidade de organização, análise, gestão de prazos e interlocução com diferentes stakeholders - como movimentos sociais, academia, governos e mecanismos internacionais. Meu horizonte é liderar iniciativas voltadas à transformação e justiça social.
Você pode ler meu currículo logo abaixo. E algumas produções textuais estão em "Textos" e "Projetos e Campanhas".
Para saber mais sobre mim e os trabalhos que o portfólio não mostra, me escreva no nana@soaresnana.com
CV
Idiomas
Português - nativo
Inglês - fluente
Espanhol - avançado
Francês - básico
Libras - básico
Educação
2018 - 2019
University of Sussex / Institute of Development Studies | MA Gender and Development
Bolsista Chevening; Dissertação sobre acesso à saúde de mulheres LBQ (com distinção)
2010 - 2014
ECA - USP | Jornalismo
Graduação, tendo cursado várias disciplinas sobre gênero e sexualidade. O TCC foi um livro sobre violências de gênero.
Experiência
Profissional
2021 - Atual
Sexuality Policy Watch (SPW) - Assessora de Projetos
-
Gestão de projetos em pesquisa, incidência política, formação e fortalecimento de capacidades. Coordenação das equipes, contratos, acompanhamento de entregas, planejamento e organização de eventos, elaboração de relatórios técnicos/narrativos, planejamento estratégico.
-
Pesquisa e análise política: elaboração de documentos estratégicos para advocacy/incidência política, análises conjunturais periódicas.
-
Desenvolvimento e gestão de estratégia de comunicação institucional, coordenando a produção de conteúdos.
-
Relacionamento e articulação institucional. Atuação em coalizões inter/intrasetoriais e outros espaços de incidência. Construção e manutenção de parcerias estratégicas.
2020 - Atual
Ação Educativa - Assistente de projetos e comunicação/ Repórter colaboradora
-
(2020-21) Mobilização pública para abaixo-assinado (+100 mil assinaturas) e outras ações de incidência; Planejamento, apoio e divulgação de webinários, reportagens, gestão de redes sociais, reuniões estratégicas com parceiros e conselho, roteiro e entrevistas para podcast, elaboração de edital público e posterior seleção.
-
(2021 - atual) Reportagens mensais para projetos da Ação Educativa, reproduzidas em veículos nacionais e internacionais. Foco em políticas educacionais, combate a conservadorismo na educação; promoção de agendas de gênero, raça e sexualidade
2015-2022
Freelancer - Comunicação, jornalismo, consultoria e pesquisa
-
Reportagens com foco em direitos de meninas e mulheres, direitos LGBT+, publicadas em veículos como Gênero e Número, Editora Globo e Editora Abril.
-
Comunicação institucional estratégica, voltada para fortalecimento de marca e produção de conteúdo. Com Artigo 19 Brasil; Força Meninas; Programaria, Itaú Mulher Empreendedora. Campanhas de comunicação, como #ConexõesQueSalvam, com Facebook e Think Olga, de enfrentamento à violência online.
-
Consultoria e formações em igualdade de gênero, representatividade, violências e comunicação inclusiva. Com AlmapBBDO, 99jobs, 99 (aplicativo de mobilidade).
-
Pesquisa e produção de conhecimento com foco em mídia e políticas públicas. Com Instituto Rede Mulher Empreendedora, Agência Patrícia Galvão, Think Olga.
2015-18
Estadão - Colunista / Trainee em jornalismo econômico
-
(2015-18) Blog autoral na editoria E+: Textos semanais sobre desigualdade de gênero e temas afins, com abordagem crítica e linguagem acessível. Textos amplamente debatidos, tendo sido insumos para documentos legislativos, material didático, entre outros. Foram publicamente compartilhados por ativistas, artistas, acadêmicos e políticos.
-
(2015) Trainee no 5º Programa Estadão de Jornalismo Econômico. Reportagens em diferentes editorias. Prêmio Estadão de Jornalismo 2015, categoria "Serviços”.
2017
Portal Aprendiz - Repórter
-
Reportagens sobre direito à cidade, educação, democracia e temas afins.
-
Cobertura de eventos.
2016 - 2017
A2ad - Assistente de comunicação
-
Gerenciamento de conta oficial Twiter Media Brasil, disseminando boas práticas e ferramentas da plataforma.
-
Comunicação institucional e estratégica da agência e de clientes, construindo e fortalecendo as marcas (com textos, redes sociais, interface com design e audiovisual).
2016
Twitter Brasil - Curadora de conteúdo
-
Curadoria de conteúdo em tempo real durante as Olimpíadas do Rio 2016, alcançando engajamento acima da média internacional.
-
Identificação de tendências na plataforma.
2015
Observatório do 3˚ Setor - Repórter
-
Produção de reportagens sobre ecossistema do 3º setor. Entrevistas, redação, edição.
-
Pesquisa e roteiro para rádio (programa com 2h de duração, 2x por semana).
2013 - 2014
Educar para Crescer (Editora Abril) - Estagiária de jornalismo
-
Produção de reportagens sobre educação e temas correlatos.
-
Conteúdo e planejamento para redes sociais com +1M de seguidores.
-
Planejamento e criação de cartilhas, jogos e outros materiais de apoio.
2012 - 2013
Agência de Notícias da Aids - Estagiária de jornalismo
-
Reportagens sobre HIV/Aids em suas dimensões social e científica, e temas correlatos: movimentos LGBT+, combate ao racismo, sexismo e LGBTfobia; macropolítica.
-
Cobertura de eventos em tempo real.
2011 - 2012
Agência USP de Notícias - Estagiária de jornalismo
-
Reportagens sobre a pesquisas produzidas na universidade, divulgando ciência e cientistas brasileiros. Matérias reproduzidas em outros veículos nacionais.
-
Roteiro e gravação de inserções na Rádio USP (cerca de 2min cada).
Mais cursos
2025
Comunicação e mobilização para defesa de causas
Advocacy Hub
2020
Saúde Baseada em Evidências
Unicamp
2017
Gender, Development and Human Rights
University for Peace/UN
2017
Conteúdo 360° para marcas
SP Digital School
2015
International Women's Health & Human Rights
Stanford University (MOOC)
2015
Microeconomia e Finanças
FGV/Estadão
2015
Estudos de Gênero
FFLCH/USP